Termos da Moda

Alta Costura: Do francês haute couture. Refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados em pedras e metais preciosos. A expressão surgiu com o trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth.

Art Nouveau: Traduzido como “arte nova” do francês. Foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura, mas influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts, com grande destaque durante a belle époque, no fim do século 19 e início do 20.

Black Tie: Traje super formal e sofisticado, também conhecido como tenue de soirée ou traje a rigor. Próprio para noites de gala, bailes, grandes premiações. Para homens: smoking. Para mulheres: vestidos longos.

CFDA: Council of Fashion Designers of America. Associação dos estilistas americanos fundada em 1962, em Nova York. Desde 1981, o CFDA premia os melhores designers do ano e jovens talentos de moda.

Coiffeur: Especialista em cortes e penteados elaborados.

Coolhunter: Pesquisador de microtendências macro tendências comportamentais.

Cropped/Cupped: Efeito de encurtamento que se dá em algumas peças, especialmente em calças.

Dadaísmo: Movimento artístico vanguardista iniciado em Zurique, em 1916, no chamado Cabaret Voltaire. Sua utilização marca o non-sense e uma estética extravagante.

Design: Processo criativo e técnico relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato, como vestimentas. No universo da moda, o designer é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção dos modelitos.

Designer: É o profissional habilitado a trabalhar com o design e seus desdobramentos. Na moda, o designer projeta modelos de looks e acessórios, respondendo pela partes criativas e técnicas das produções.

Diretor artístico: Assim como o diretor criativo, o diretor artístico é um dos nomes mais importantes em uma marca, por planejar os desfiles e espetáculos, isto é, como a grife se apresenta aos outros.

Diretor criativo: O diretor criativo é o nome mais forte de uma grife, respondendo pela liderança e criatividade de uma marca. Sua atuação é interna e ao mesmo tempo externa, isto é, lidera a equipe e representa a marca diante do público.

Dress code: Código para vestimenta especial para cada ocasião. Geralmente vem impresso nos convites, com os estilos passeio, passeio completo e black-tie

Eduardiano: O estilo eduardiano é associado ao período entre 1890 e 1910. Sua silhueta tem gola alta e mangas compridas, com peito amplo e cintura bem justa espartilhada, fazendo uma curva sobre quadris largos, onde o volume das saias é franzido, com godês e anquinhas para aumentar a roda.

Estilista: Profissional responsável pela criação de uma grife. Além de criatividade, um bom estilista deve ter uma visão global do processo, com conhecimentos de modelagem, desenho e história do vestuário.

Estilo: Expressão que abrange distintos gêneros nos campos da arte, tais como moda, design, literatura, música, cinema, entre outros. Ter estilo é fazer criações autorais e com uma identidade própria, distinguindo-se dos demais.

Facehunter: Caçador de novos talentos.

Fashion’s Week: Semana de moda, onde são apresentadas as coleções dos maiores estilistas de cada país. Paris, Milão, Londres e Nova Iorque são as mais tradicionais. No Brasil, a de São Paulo e a do Rio de Janeiro são as mais importantes.

Fashion Night Out: Ação conjunta dos grandes nomes da moda mundial para celebrar a força da indústria fashion. Evento promovido pela revista Vogue a partir de uma iniciativa de Anna Wintour e Jonathan Newhouse.

Fashionista: Expressão para designar as pessoas vanguardistas e ousadas, capazes de criar looks inovadores. Além de profissionais na área da moda, como estilistas, modelos e críticos, há fashionistas entre os apaixonados pelo mundo fashion.

Fast Fashion: Fluxo intenso de produção/consumo/descarte de produtos de moda em lojas de varejo.

Gadget: Em geral, os gadgets são aparelhos eletrônicos tidos como necessários por alguns profissionais. O desejo de compra é o motor deste grupo de pessoas que não vive sem a rotatividade destes aparelhos.

Haute Couture: Em português: “alta costura”. Refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos com bordados em pedras e metais preciosos. A expressão surgiu com o trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth.

High Fashion: Expressão em inglês que se refere ao trabalho dos fashion designers mais requisitados no mundo da moda, por suas coleções criativas e de alta qualidade técnica. Em sentido amplo, pode ser interpretado como a expressão em inglês para haute couture.

It girl: Expressão em inglês que se refere às garotas que criam tendências e atitudes, influenciando mundialmente a cultura e a moda.

Last season: Termo usado para se referir a algo que já passou. Em geral, o uso deste termo é empregado para tendências ou movimentos que tem vida curta.

Lifestyle: Definido como estilo de vida. Os ideais por detrás de uma escolha, os gostos de definem um estilo, uma personalidade.

Line up: Programação dos desfiles em um evento de moda.

Look: O visual de um conjunto, formado pela composição de várias peças, como roupa, sapato, acessórios, cabelo e maquiagem.

Must have: Tradução de “tem que ter”. Tudo aquilo que se torna um item de desejo.

New Look: Estilo de Christian Dior, criado em 1947. O New Look era o extremo oposto das roupas restritas e econômicas impostas pelo racionamento na Segunda Guerra Mundial, abusando de vestidos luxuosos, extravagantes e sofisticados.

Pre fall: Termo usado nas semanas de moda de Paris, NY, Milão e Londres. Define a coleção de meia estação entre outono – inverno.

Prêt-à-porter: Expressão francesa que significa “pronto para vestir”. São linhas de roupa mais acessíveis ao público, pois não são feitas sob medida como na alta-costura. Elas têm tamanho específico e são vendidas em lojas e butiques.

Resort: Termo usado nas semanas de moda de Paris, NY, Milão e Londres. Define a coleção de alto verão, período onde o calor no hemisfério norte é maior. Nestas coleções, imperam as roupas de banho.

Retrô: Diz-se de peças ou looks inspirados em tendências antigas.

Street Style: Estilo de rua. Captação de looks pelas ruas que demonstram a preocupação de uma composição harmoniosa (ou não) que denote um estilo, uma personalidade.

Styling: Criação do conceito estético-visual de uma produção de moda. Entram neste processo de criação as tomadas de decisão quanto a modelos, locação, fotógrafo, ideias expressas por meio dos looks e tudo o que servir para transmitir a ideia que se quer apresentar.

Stylist: Criador do conceito estético-visual de uma produção de moda.

Traje Casual: Também lembrado como “esporte”, é o mais informal no dress code. O traje casual é o mais simples, mas deve ser elegante.

Traje a Rigor: Também é conhecido como “black-tie”, “habillé” ou “tenue de soirée”. Mais formal impossível. Deve traduzir elegância e sofisticação.

Traje de Passeio: Também chamado de “esporte fino” e “tenue de ville” (“traje da cidade”). É mais informal, presente em eventos durante o dia e ao ar livre.

Traje Social Completo: Também chamado de “passeio completo”,  presente nos convites a festas e casamentos. Mais glamouroso, o traje aceita bem brilhos e bordados, assim como decotes, fluidez e transparências.

Trend/Trendy: Tradução ao pé da letra: tendência. Trendy está relacionado àquilo que segue ou que está dentro de determinada tendência.

Trendsetter: Indivíduo/grupo de pessoas que lançam ou reforçam tendências comportamentais.

Vintage: Diz-se de peças ou looks antigos usados em combinações contemporâneas.

Uma resposta para “Termos da Moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: