As telenovelas e a moda

Denise Castilhos

               Denise Castilhos (formada em Letras, Mestre em Semiótica e Doutora em Comunicação Social) escreveu o artigo “A moda e a mídia: a função metalinguística das telenovelas e revista feminina”.  A pesquisa analisa o lançamento de tendências de moda pelas novelas.
 
                  Realizamos uma entrevista com a autora para saber mais sobre a influência exercida pela televisão no consumo de moda.
 
J&J: De que forma as telenovelas estimulam o lançamento de novas tendências?

 
Denise: As telenovelas são produções que têm se aproximado cada vez mais de seus telespectadores, apresentando temáticas, situações, preocupações que são do cotidiano desses indivíduos. Diante disso, esses textos podem ser usados como espaços para o lançamento ou solidificação de estilos, tendências de moda, por seu amplo alcance. As telenovelas têm se caracterizado por serem uma mídia muito eficiente, principalmente aquelas transmitidas em horário nobre, pois há uma grande população assistindo a esses programas. Além disso, há alguns anos tem se percebido o uso intenso do merchandising nesses espaços, como forma de anunciar e convencer o receptor a utilizar o produto anunciado.
 
J&J: No artigo você apresenta a moda como um fenômeno social. Como a moda interage com a sociedade?

 
Denise: A moda pode ser considerada como reflexo da sociedade, ou seja, os trajes elaborados em cada época têm, em si, as características da sociedade naquele momento. Assim, podem ser considerados textos culturais, transmitindo mensagens a respeito dos valores desejados pelos indivíduos. Além disso, a moda também pode ser considerada um linguagem, a partir da qual o indivíduo constrói textos, que são interpretados pelas outras pessoas, servindo, dessa forma como instrumento de comunicação.
 
J&J: Sobre Caminho das Indias, atual novela das 20h da Rede Globo, como ela vêm influenciando o consumidor de moda em sua opinião?
Denise: Assim como as demais telenovelas, Caminho das Índias tem indicado algumas tendências. A mais evidente é a étnica, revelando características da cultura indiana, como estampas (cashemire); uso de jóias; cores intensas; maquiagem (olho marcado com kajal); o vocabulário, decoração.
Essa “tendência indiana” estava prevista para uma próxima estação, pois na Europa ela está aparecendo e influenciando os estilistas agora, ou seja, houve uma antecipação de, pelo menos, uma estação. Com a veiculação da telenovela, houve a antecipação dessa moda. Percebe-se, então, que Caminho das Índias influenciou demasiadamente a concretização de uma tendência de moda.
E, apesar da moda indiana ter características muito distintas da moda nacional, observa-se que as pessoas estão inserindo no seu dia a dia alguns elementos, como lenços, brincos grandes, maquiagem marcada, e, até mesmo, valendo-se dos deuses indianos para professarem sua fé.
Então, observa-se que mesmo que uma telenovela apresente características de uma sociedade distante e desconhecida, os indivíduos ressignificam certos elementos e passam a utilizá-los.
 
 
Confira o artigo: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-a-moda-araujo.pdf

 Por Andressa Warken

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