Dudu Prates à Moda Inglesa

Carlos Eduardo Prates, mais conhecido como Dudu Prates no mundo da moda, é mineiro, mora em São Paulo e faz mestrado em Moda, Cultura e Arte no SENAC/SP. Começou muito cedo suas viagens à Europa e há quase vinte anos leva grupos para estudar na Inglaterra. Acabou se especializando em estudos de moda britânica. Ele contou à J&J como é essa vida bilíngüe!

– Quando você começou a viajar pra Europa regularmente, e como isso aconteceu?

Dudu- Eu ainda sou professor de Inglês, e desde a década de 80, ficava incomodado com os alunos que só pensavam em visitar a Disney. Por isso, propus uma viagem para estudar na Inglaterra com direito a passeios em Paris e uma ida a Eurodisney. Foi um sucesso e, desde então, não parei mais!

– Por que Inglaterra?

Dudu- No início, por ser um país com um know-how para ensinar Inglês. Mas depois me deixei fascinar pela história e pelos seus contrastes. É um lugar que nos recebe de braços abertos todos os anos e os participantes que voltam dessa viagem ficam tocados. Comecei os cursos em Londres, mas depois troquei para Bournemouth, que é uma cidade litorânea super charmosa e que fica a duas horas da capital e acabou sendo muito mais interessante, pois é menor, e lá você não é somente mais um. A Universidade na qual acontece o curso virou minha grande parceira, onde os professores fazem o curso pensando nos estudantes de moda brasileiros que levo.

– O que te fez se voltar à área da moda?

Dudu – As próprias viagens me levaram ao universo da moda. Eu via muitas exposições, comprava livros e, no final, percebi que tudo estava ligado à moda, arte e cultura. Acredito que no fundo, fiz tudo isso para me aproximar da moda e hoje sei que é a minha grande paixão.

– Como funcionam as viagens sobre estudos em moda?

Dudu – São alunos, professores, profissionais e interessados por moda que querem ter uma vivência de moda britânica no seu contexto histórico e contemporâneo. Levo grupos para um curso de três semanas na Arts University College at Bournemouth no mês de julho, onde temos aula diariamente, manhã e tarde, visitamos museus, castelos e caminhamos nas ruas para ter um contato muito próximo com o que está acontecendo na moda por lá. E na verdade, muita coisa que emerge por lá é o que vai influenciar diretamente no mercado da moda do mundo todo. Uma vez por semana, a aula acontece em Londres com passeios guiados. As aulas são dadas em inglês pelos docentes da Universidade e é interessante ter um nível no mínimo intermediário da língua, para que o aluno possa aproveitar as aulas e o dia-a-dia. Mas o principal é interesse, pois o grupo todo é somente de brasileiros e sempre um acaba ajudando o outro, o que cria vínculos bem bacanas que se estendem para a vida pessoal. E outra questão que te provoca a exercitar o convívio real inglês é que a pessoa fica em casa de família credenciada pela Universidade, com café da manhã incluso.

– Aos interessados, como fazer para saber mais?

Dudu – No Rio Grande do Sul, somos parceiros da Universidade Feevale, através do DRI – Direção de Relações Internacionais (intercambio@feevale.br), a qual a Profª Marina (marinac@feevale.br) acompanha. Ela, além de docente da Instituição, é minha amiga e ex-colega do mestrado. Dentro de alguns dias, disponibilizaremos as informações atualizadas da viagem de julho de 2011 no site www.feevale.br/intercambio. Os interessados podem também me ligar ou me mandar e-mail, que estarei à disposição para esclarecer dúvidas. Anote aí: (11) 94202437 e uk.fashionprogramme@googlemail.com. É uma experiência única que recomendo a todos os apaixonados por moda e pela Inglaterra, uma dupla que combina muito bem!

Por Marina Cezar

Uma resposta para “Dudu Prates à Moda Inglesa

  1. Emilson Galvão Jcomo 20/09/2010 às 10:46 PM

    DUDU prates,
    estou à bastante tempo procurando e não consigo encontrar aqui no Rio de Janeiro camisa social estilo moda inglesa com esses detalhes. 1º colarinho alto inglês com pala dura com oito centímetros de bico, colarinho alto inglês com presilha, colarinho alto inglês com alfinete. Ajude-me por favbor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: