A história polêmica do bom e velho jeans

 love jeans

A primeira vez que o tecido foi fabricado foi em 1872 e aconteceu em uma cidade da França, a Nimes. Um ano depois, em 1873, foi liberada a patente da primeira peça produzida com esse material de algodão sarjado e batizado de Denim: uma calça.

jeans-mineradores

Segundo o livro “Dicionário da Moda”, a calça jeans com a modelagem parecida com a que conhecemos nos dias de hoje, foi criada apenas em 1873 pelos imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) para ser resistente e ser usada por trabalhadores de minas americanas do Oeste, porque os homens necessitavam de roupas com um tecido que não se rasgasse ou se desgastasse facilmente. A cor era marrom e foi de Davis a ideia de colocar rebites de cobres para reforçar as calças que fabricava, usando tecido fornecido pelo comerciante Levi Strauss. Strauss foi quem registrou a invenção da peça que, logo, começou a ser produzida com brim azul, sob a marca Levi’s. E foi assim que em 1890, a Levi’s criou seu modelo mais famoso, a calça 501.

jeans

O estilista Alexandre Herchcovitch apresentou durante o Fashion Rio Verão 2014 sua marca “Herchcovitch Jeans” e a coleção inspirada nos trabalhadores das minas de carvão e petróleo do oeste americano retratados nas fotos de Richard Avedon em “The American West”.

Veja abaixo algumas das fotos do desfile:

herchcovitch-2014-fashion-rio-07-641x433

herch

Quer saber a origem do nome “Jeans”?

Os marinheiros genoveses chamavam suas calças de trabalho de “genes” que era uma espécie de abreviação de Genova, cidade portuária italiana. E ao falar “Genes”, com o forte sotaque italiano, acabou se tornando “jeans” e assim se espalhou pelo mundo.

O jeans brasileiro

Lá fora nosso jeans é chamado de “milagroso” pelas revistas de moda. E esse milagre, segundo admiradores internacionais, é que além de bem cortado, ele arrebita o bumbum. O grande diferencial do jeans brasileiro é pela invenção da cintura baixa e pelo índigo com tactel, que deixa a calça 30% mais leve.

A explosão do nosso jeans  a nível internacional se deve as famosas que procuram a sensualidade, a valorização do corpo e o ajuste perfeito das calças aqui produzidas.

Veja algumas marcas brasileiras e nossas assessoradas, que possuem o jeans em seu DNA:

gata

dadiva

city

Deixando de lado as controvérsias da sua origem, o jeans é durável e não merece grandes cuidados e, exatamente por isso, ele é perfeito para qualquer ocasião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: