BACK TO THE 60’S

back

Essa década foi de grande revolução para a moda. Nele nasceu o prêt-à-porter, as mínissaias, as peças baratas, divertidas e descartáveis. A moda passou a ser sensual, geométrica e de linhas retas.

 25

Os filhos do baby boom queriam livre expressão e se portar e vestir como eles bem entendiam. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas ideias de liberdade “On the Road” [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente.

A década foi marcada pelo fim da moda única e a maneira de se vestir começou a mostrar o estilo individual de cada um. Estar na moda era  se vestir de uma maneira diferenciada. Ousar e inovar no vestuário, com atitude.

 roupas-anos-60-9

A grande vedete da época foi a mínissaia. A peça criada por Mary Quant invadiu o guarda-roupas das mulheres e virou símbolo da liberdade de expressão do sexo feminino:

“A ideia da mínissaia não foi minha, nem de Courréges. Foi a rua que a inventou”. Mary Quant.

minissaias

O tubinho preto também foi eternizado nos anos 60 através da atriz, Audrey Hapburn, no filme “Bonequinha de Luxo”.

Audrey de Givenchy em "Bonequinha de Luxo"

Audrey de Givenchy em “Bonequinha de Luxo”

“Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas“ (Almanaque Uol).

A moda unissex  também ganhou uma força com a popularização do jeans. Pela primeira vez na história a mulher conseguia se vestir com peças que até então eram ditas masculinas.

 O smoking foi lançado para as mulheres por Yves Saint Laurent, em 1966.

O smoking foi lançado para as mulheres por Yves Saint Laurent, em 1966.

Brigitte Bardot e Twiggy foram as musas da época. Brigitte, fazia o estilo sexy com cabelos compridos soltos rebeldes ou coque no alto da cabeça, mas a modelo Twiggy, ainda é a mais lembrada da época. Com a aparência frágil e olhos sempre bem delineados, ela era a face model da geração.

Os olhos em evidência, um batom clarinho e bochechas marcadas, era a make copiada por todas.

Brigitte Bardot

Brigitte Bardot

Twiggy

Twiggy

Para o inverno de 2013 muitas marcas apostaram no shape em A, típico da década, e criaram peças como vestidos, casacos e trenchcoats com essa modelagem.

60's back

A Pré-Estréia apostou na década e arrasou!

Graças aos anos 60, hoje a moda é muito mais acessível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: