Almoço especial para o Dia dos Pais

No próximo dia 12, que tal liberar seu pai do costumeiro churrasco de domingo e preparar um almoço especial em homenagem a ele? Um bom prato não precisa ser complicado de fazer e aqui nós damos a dica uma receita muito tradicional: filé ao molho de vinho tinto. Esta é uma clássica combinação, especialmente na França e na Itália, que já foi reinventada inúmeras vezes. A versão italiana chama-se brasatto e é originária da região de Piemonte e a francesa, o bœuf bourguignon, é o mais tradicional prato da Borgonha. Ambos levam legumes e bacon na composição, o bœuf bourguignon, no entanto, faz uso de diversas especiarias e cogumelos, o que não acontece no brasatto.

Sugerimos aqui uma receita de brasatto, que é bem prático e tem a alcatra como base. O vinho deve ser seco e encorpado, mas não é necessário que seja de uma variedade específica. Em se tratando de preparar os pratos na sua versão original, esa-se barolo (italiano) e pinot noir (francês). É interessante lembrar que a apresentação do prato conta muito para que ele seja intensamente apreciado. Numa boa refeição devemos instigar o paladar, o olfato e a visão. Também vale citar aqui um clássico costume desses países meditarrêneos: levar o pão à mesa, especialmente quando houver molho na comida.

ALCATRA AO VINHO (LE BOEUF AU VIN)

Ingredientes: 1 kg de alcatra (coxão ou lagarto), 1 garrafa de vinho tinto seco, 50g de bacon, 1 xícara de farinha de trigo, 1 cebola, 1 cenoura, 2 talos de aipo, 1 dente de alho, tempero verde (salsa, alecrim, e louro), noz moscada, sal, pimenta, azeite de oliva e manteiga.

Preparo: 1. Furar a peça de carne no centro e rechear com o bacon. Passá-la na farinha e reservar. 2. Picar os temperos verdes, o alho, a cebola, a cenoura e o aipo. 3. Aquecer a manteiga e o azeite, e dourar a carne em todos os lados. 4. Acrescentar os temperos picados, sal, pimenta e noz moscada. 5. Regar com o vinho, tampar a panela, baixar o fogo e deixar cozinhar até a carne ficar macia. 6. Retirar a carne e peneirar o molho, retornando-o à panela, com a carne. Corrigir o tempero (ver se está a seu gosto). 6. Servir, cortando a carne em fatias e regando-as com o molho.
Acompanhamento: arroz branco ou massa. (5 porções)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: