Quarenta anos de cinema na Serra

O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 40ª edição em 2012. O evento tem início nesta sexta-feira, 10 de agosto, e estende-se até o dia 18. A programação conta com a exibição de longa-metragens nacionais e estrangeiros, curta-metragens gaúchos e nacionais, homenagens e a grande noite de premiações, além das atrações paralelas desenvolvidas na cidade.

Este ano os destaques são as entregas do Troféu Oscarito para Betty Faria, Troféu Eduardo Abelin para o cinearta e jornalista Arnaldo Jabor, Kikito de Cristal para o cineasta argentino Juan José Campanella e o Troféu Cidade de Gramado para Eva Wilma. A expectativa também gira em torno da exibição do filme de abertura 360 (assista ao trailer), que irá estrear em circuito nacional apenas no dia 17. Dirigido por Fernando Meirelles, o longa é estrelado por Anthony Hopkins, Rachel Weisz, Jude Law, Maria Flor e pelo gaúcho Juliano Cazarré. Os dois atores brasileiros estarão na Serra junto com Meirelles.

A primeira edição do Festival ocorreu em janeiro de 1973 e veio a se tornar internacional apenas em 1992. Sofreu censura durante a ditadura militar, mas continuou sendo realizado anualmente. “Lembro de momentos em que a única alternativa que a gente via no cinema estava em Gramado, que sobreviveu a todas as crises nacionais nesses anos. Foi muito importante para o cinema nacional e as produções sul-americanas”, declarou o ator José Wilker, um dos curadores do 40º Festival. Segundo a organização do evento, a edição desse ano deve ser marcada pelo resgate histórico e também pela projeção de planos futuros. Para o crítico de cinema Rubem Ewald Filho, também curador, a trajetória do evento está intimamente ligada à história do próprio cinema nacional. “Esse festival passou por tudo: por ditadura, por censura, pela crise do cinema brasileiro e está aqui”, resume.

As entradas estão à venda pelo site Ingresso Rápido ou na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328). O valor para as noites de competição é de R$ 20, com meia-entrada para estudantes e idosos. Para a premiação, o preço é de R$ 100, sem descontos.

Confira a programação completa do Palácio dos Festivais >>> aqui <<<

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: