A Globo e a nova Classe C

Quem gosta de novela provavelmente acompanha as produções da maior emissora de televisão do Brasil, a Rede Globo de Comunicação. E por isso, deve ter percebido que nos últimos anos algumas mudanças ocorreram, não é mesmo? Com uma simples análise, fica perceptível que a emissora passou a retratar com mais intensidade e veracidade o cotidiano dos brasileiros que fazem parte das classes menos elitizadas.

Em 2005, por exemplo, a Globo criou sua primeira favela cenográfica para a novela América, e em 2009, Manoel Carlos fez seus personagens moradores do Leblon cruzarem com núcleos de classes mais baixas em Viver a Vida.

Essas mudanças seguem o panorama da realidade brasileira.

Quarenta milhões de brasileiros emergiram das classes sociais D e E nos últimos anos, compondo a nova classe C. De acordo com Marcelo Boschi, especialista em Marketing e Gestão de Marcas, esses consumidores estão movimentando mais de R$ 900 bilhões no mercado interno. Percebendo isso, novelas voltadas para este público começaram a ganhar força. Cheias de Charme e Avenida Brasil são exemplo disso. Ambas as novelas possuem histórias centradas em gente nascida na periferia, possuindo uma forma de vida simples e de muita batalha.

Cheias de Charme

De acordo com autor de Cheias de Charme, Filipe Miguez, a intenção da novela é a de explorar a relação entre patroa e empregada, tema pouco abordado na dramaturgia. Para ele, esta relação é muito significativa da nossa cultura, rendendo sempre boas histórias.

Avenida Brasil

Autor de Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro acredita que as pessoas querem se ver na tela da televisão. “Escrevo pensando nesta nova família que está assistindo a minha novela”, revela.

Para a Central Globo de Comunicação, a emissora está de olhos abertos com relação as preferências da nova Classe C. “Por um conjunto de variáveis econômicas, as classes populares vêm incrementando sua participação na sociedade e sofrendo mudanças de hábito e de comportamento sobre as quais qualquer empresa de comunicação deve estar atenta”, afirma em nota.

Fonte: MSN Entretenimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: