“Uma consumidora sustentável com estilo é consciente, antenada e mais exigente”, afirma Chiara Gadaleta

O mundo celebra hoje o Dia do Meio Ambiente. Criada em 1972, a data traz à tona as discussões, entre outros temas,  acerca da sustentabilidade. Além disto, o dia de hoje nos faz refletir de quais formas podemos inserir este conceito no cotidiano.

Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem um significado ainda mais importante, isto porque entre os dias 20 a 22 deste mês a cidade do Rio de Janeiro estará sediando a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Em entrevista concedida à Valliosa Comunicação, Chiara Gadaleta, criadora do Instituto Ser Sustentável com Estilo (SSE), contou que estará participando da Rio+20. “Iremos ouvir e trocar informações sobre como as mídias sociais e a Internet podem disseminar informações importantes sobre o meio ambiente”.

Sobre a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, a consultora de moda e sustentabilidade afirma: “a preocupação socioambiental deveria ser promovida diariamente”. E este é um dos objetivos do trabalho realizado por Chiara Gadaleta no SSE, movimento que tem como missão incluir a moda, as artes e a beleza nas discussões socioambientais.

É possível estar na moda e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente?

De acordo com Chiara, a moda pode contribuir e muito com o debate acerca da preservação do meio ambiente, se tornando, inclusive, o Upcycling da Sustentabilidade. “A moda tem o poder de viralizar mensagens e espalhar conceitos com muita rapidez. Unindo estilo, qualidade, beleza e sustentabilidade, a moda brasileira pode beneficiar este debate a nível internacional”, afirma.

Você deve estar se perguntando, mas como estar na moda e ao mesmo tempo contribuir com a sustentabilidade?

Para Chiara, o primeiro passo é parar para refletir antes de consumir. Por que comprar? Onde comprar? Por quem foi feita a roupa ou peça que irei utilizar? Com que material é confeccionada essa roupa? Essas são algumas perguntas que a consultora acredita que devemos fazer antes de consumir qualquer produto ou privilegiar alguma marca. “O ato de consumir é livre, por isso merece mais atenção. Uma consumidora sustentável com estilo é consciente, antenada e mais exigente”, conclui.

A stylist formada pelo Studio Berçot, em Paris, é uma importante parceira da Valliosa Comunicação, tendo sido atração no ano passado durante o 2º E-blogs. Clique aqui e saiba mais.

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