Redes Sociais: um campo promissor para a moda

O resultado de um estudo da The Nielsen Company sobre os hábitos de pesquisa dos internautas deixou claro que a Web 2.0 é um bom investimento para quem trabalha com moda e quer ampliar sua linha de alcance.

De acordo com o estudo, cerca de 67% da população on line procura por redes de relacionamento entre elas facebok, orkut, blogs e twitter. De 11 minutos acessando a internet, 1 deles é decorrente de acessos a sites como os citados anteriormente. No Brasil, cerca de 80% da população acessa tais sites.

Outro dado da pesquisa revela que a faixa etária deste público varia de 34 a 49 anos, o que corresponde a cerca de 11,3 milhões de usuários.

A facilidade com que se tem acesso a internet e as formas de se comunicar através dela gera uma rede de contatos sólidos e garante procuras constantes e fiéis a determinados segmentos. Um destes segmentos, o de moda, tem se fortificado pela variedade de informações e opiniões emitidas acerca de desfiles, eventos de moda, palestras e outros meios de difusão de informações neste campo.

A remuneração é algo que não é contado como fator decisivo para alguém “blogar”. O reconhecimento do trabalho e a propagação de um endereço eletrônico muitas vezes é o fator compensatório para alguém se dedicar ao ofício de escrever sobre moda. Neste mundo virtual, o que conta é se relacionar com outras pessoas de interesses em comum e garantir que alguém seja visto e lembrado.

Para as empresas, os blogs se constituem numa forma de se aproximar do cliente e oferecer um canal sempre aberto para a comunicação entre esses dois extremos. Lançar promoções para quem acessar o blog, tornar-se um seguidor no twitter ou simplesmente comentar um look da marca ajuda a afinar uma relação que pode ser muito promissora para a empresa.

Outra dica: lançar previews de uma nova coleção exclusivamente para leitores de blog e twitter funciona muito bem. Isso demonstra uma preocupação com o que o cliente pensa e promove uma relação de afeto com a marca.

Fica a dica. Invista em mídias sociais e acompanhe passo a passo as mudanças do mercado e de seu público-alvo.

 

 

Por Douglas Oberherr

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