Moda, grafitte e arte

Quando a moda se funde com arte, o resultado não podia ser outro senão garantia de sucesso e reflexão. O que dizer quando a moda encontra o grafitti?

Essa foi a proposta de Mario Sorrenti ao clicar a top Raquel Zimmermann para a Vogue Francesa tendo como pano de fundo o trabalho dos grafiteiros OSGEMEOS na linda Paris.

Um pouco sobre OSGEMEOS:

Nascidos em 1974, em São Paulo, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio começaram sua trajetória na street art em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo. O trabalho da dupla está ligado a sua vivência na cidade, o grande melting pot cultural brasileiro. Centrada na construção de um imaginário próprio e peculiar, sua obra mescla elementos do folclore nacional com outros ligados ao desenvolvimento da arte nascida nas ruas. As telas seguem a tradição do retrato, com personagens centrais em padrões multicoloridos e envoltos numa aura surreal. As instalações oníricas incorporam carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes à pintura de parede em grande escala.

Em 1993, OSGEMEOS começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte urbana contemporânea, e também do circuito comercial, no Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos, onde são representados pela Deitch Projects, a mesma galeria de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat.

Em 2007, OSGEMEOS foram convidados a pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2008, a dupla pintou a famosa fachada, às margens do Tamisa, do prédio da Tate Modern de Londres, templo da arte contemporânea internacional. Em junho deste ano, eles coloriram, em Nova York, o grande muro pintado por Keith Haring em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston. O trabalho, uma homenagem ao 50º aniversário do artista, rendeu à dupla excelente crítica de Roberta Smith no NY Times: “Um mural fantástico e épico; um sonho de felicidade traçado à melancolia. Realismo mágico.”

A dupla está em exposição no Museu da Faap, do dia 25/10 ao dia 13/12.

Abaixo, algumas amostras do trabalho do duo e os cliques de Sorrenti para a Vogue Paris.

Claro que ela irá te ajudar a construir o muro, 2008

RZ 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RZ 02

RZ 03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O beija flor,2008

O beija flor,2008

O que: Exposição OsGêmeos

Quando: De 25.10 a 13.12. De terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

Onde: Museu de Arte Brasileira na FAAP: r. Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo – SP.

Entrada: franca

Informações: Tel. 11-3662 7085.

 

Por Douglas Oberherr

Fonte: Faap / site chic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: