III Simpósio de Moda e Tecnologia – Rumo à Internacionalização – Terceiro dia(25/06/09)

Mesa-redonda: Banco do Vestuário

Por: Sólon Raphaelli e Maria Helena Sartori

Palavras-chaves: sustentabilidade, desenvolvimento social

 

Sólon e Maria Helena apresentaram o Banco de Vestuário, iniciativa que visa recolher materiais descartados pelas indústrias da região e reaproveitá-los em objetos de decoração, vestuário e roupas de cama, como cobertores, edredons.

O público deste programa contempla associações de moradores e de grupos como o Clube de Mães, promovendo um espaço para confraternização, oferecendo ao mesmo tempo, qualificação e instrução para que os envolvidos adquiram algum conhecimento profissional. Neste banco, serão ministradas oficinas para estas associações e pessoas interessadas em aprender algum ofício relacionado à indústria de vestuário.

 

Sólon

Sólon

 

Palestra: Perspectivas para o e-commerce

Por: André Robic

Palavras-chaves: moda, comunicação, tecnologia

                  André trouxe uma palestra focada nas mídias sociais que mais cresceram nos últimos tempos. Em sua fala pôde-se perceber como a tecnologia constrói redes de sociedade, como se dá a troca de idéias e como se comportam os novos consumidores. Para ele, a internet gerou uma forma de comunicar muito influente e importante pois ela cria uma dinâmica das informações que faz com que se entenda a linha de pensamento dos consumidores. Citou ainda importantes formas de se envolver na internet e atrair olhares para seu produto, de compartilhar informações de forma rápida, precisa e eficiente. Veja as dicas:

-criar sites atualizáveis, dinâmicos, que chamem o cliente para conhecer a marca;

-nos blogs:

-colocar algumas (poucas) propagandas;

-inserir banners interessantes;

-fazer comentários em blogs relevantes;

-postar seguidamente para criar uma ressonância dinâmica;

                     Além do mais, é interessante usar o Flickr como portfólio virtual de trabalhos, inserir no Youtube vídeos que mostrem making of de trabalhos, desfiles que sejam do autor, ou que sejam importantes para ele. Segundo Robic, é possível utilizar o Twitter como um divulgador de trabalho, uma espécie de jornal diário, pois nele se tem notícias focadas naquilo que se quer saber, como idéias e outros links importantes.

 

O que não fazer:

-deixar um blog desatualizado;

-editar comentários por mais negativos que sejam;

-publicar informações duvidosas,

-usar seu blog como site promocional;

-esperar alcance global.

 

André Robic do IBModa

André Robic do IBModa

 

Palestra: Os desafios da moda para uma nova era

Por: Jeanfranco Fernandes

Palavras-chaves: filosofia da Mormaii; níveis de consciência; estágio psicológico do consumidor

 Jeanfranco mostrou em sua palestra a atual filosofia da Mormaii e como ela influi no modo de criação e desenvolvimento de produtos. Falou ainda da importância de ter colaboradores felizes e bem realizados. De acordo com Jean, a Mormaii, baseada nos conceitos de sua filosofia, desenvolve os níveis de consciência de todos que trabalham para a marca.

Para a Mormaii, os níveis de consciência são vistos como a forma pessoal de ver o mundo e os fatos que o cerca e podem ser traduzidos em oito partes de uma esfera que integra a compreensão humana. Para entender estes conceitos, utiliza-se cores e sensações que definem cada estágio psicológico das pessoas. Este estágio é chamado de meme.

São eles:

 

Meme

Estado

Para a moda

Bege – arcaico e instintivo

físico

Customização, arcaísmo

Roxo- mágico e animista

físico

Roupas esportivas, tribos de jovens

Vermelho – poder e egocêntrico

mental

Fashion, bonito, glamour, brilho

Azul – ordem mítica

mental

Brasões, militarismo, classicismo

Laranja – conquista científica

emocional

Roupas básicas, prêt-à-porter

Verde – eu sensível

emocional

Tecidos naturais, hippies, aquarela

Amarelo – integrativo

holístico

Roupas leves, transparentes, abstratas

Turquesa – holístico

holístico

Roupas clássicas com logomarca

 

 

o convidado para a palestra não pode comparecer, mas deixou um vídeo muito bacana explicando sua ausência e introduzindo o assunto da palestra. Valeu Morongo!

o convidado para a palestra não pode comparecer, mas deixou um vídeo muito bacana explicando sua ausência e introduzindo o assunto da palestra. Valeu Morongo!

 

Jeanfranco Fernandes

Jeanfranco Fernandes

 

Palestra: 100% algodão, 100% reciclado, 100% exclusivo valores agregados à moda.

Por: Gabriel Mattos

Palavras-chaves: lã; tendências; tecnologia 

Gabriel apresentou as propriedades da lã e suas aplicações da indústria do vestuário, discursando sobre o mercado para este produto e como é importante a pesquisa de novas tecnologias para desenvolvimento de novos tecidos e produtos. Para os tecidos de lã, as propriedades físicas foram apresentadas da seguinte forma:

– não amarrota,

– é hidro repelente,

– elasticidade,

– estica cerca de 30% com o fio seco e 60% com o fio úmido,

– tem alto poder de transpiração,

– não queima com facilidade,

– seca mais rápido do que o tecido de algodão.

Para os acabamentos, Gabriel ressaltou que a cada ano surgem mais técnicas:

– cool wool (lã fria)

– lã ecológica (aplicações que fazem dos tecidos biodegradáveis)

– teflon finish (para fins térmicos e anti chamas)

– aro stretch (elasticidade no fio da trama)

– bi stretch (duas porções de lycra nos fios)

 

Gabriel Mattos

Gabriel Mattos

 

Palestra: Alta performance no esporte e tecnologias

Por: Tagli Barsotti

Palavras-chaves: tecnologia, moda, eficiência

                     Tagli apresentou as novas tecnologias da Speedo para o desenvolvimento de produtos e ressaltou a importância de investir em metodologias que auxiliem na criação e desenvolvimento de novos produtos com design inovador.

                       O representante da Speedo ainda apresentou as metas da empresa como a busca pela hidrodinâmica, a eficiência muscular, a maximização dos movimentos e o equilíbrio na água. Porém, não é só de atletas que vive a Speedo. A marca tem ainda várias linhas de produtos que agregam valores diferenciados, na medida em que possuem apelo inspiracional (implantam sonhos em quem vê as roupas) e trazem a característica de desenvolver o desejo pela compra.

Tagli Barsotti da Speedo

Tagli Barsotti da Speedo

 

Confira ainda a exposição dos alunos do Curso de Design de Moda da UCS em homenagem à Chanel. Clique aqui.

Uma resposta para “III Simpósio de Moda e Tecnologia – Rumo à Internacionalização – Terceiro dia(25/06/09)

  1. Pingback: III Simpósio Nacional Moda e Tecnologia – Rumos á Internacionalização – Segundo Dia (24/06/09) « Blog JeJ Assessoria

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