III Simpósio Nacional Moda e Tecnologia – Rumos á Internacionalização – Segundo Dia (24/06/09)

Mesa redonda: Tecnologias emergentes no campo da moda

Por: Paula Visoná, Anne Anicet, Tatiana Laschuck, Sabrina Leaes e Thais Neves

Palavras-chaves: design, inovação, tecnologias; tendências

 Paula Visoná: a mestranda desenvolve um novo sistema de pesquisa na busca por tendências que analisa o comportamento das pessoas quando se relacionam. As relações sociais emitem sinais que podem ser decodificados e transformados em novos códigos vestíveis, criando sucessivas novas mensagens. Paula parte do princípio de que tudo que se vê numa sociedade pode ser um indicador de uma tendência e portanto, esse “tudo” pode ser um elemento para a criação de moda.

 Anne Anicet: o trabalho da professora buscou criar uma nova metodologia para a criação de moda. Através de entrevistas com os estilistas mais badalados das principais semanas de moda do Brasil, de Portugal e da Espanha, o trabalho buscou criar uma forma única e diferente de criar produtos de moda. O trabalho de Anne foi muito difícil, pois cada um dos estilistas entrevistados era muito diferente um do outro. Todos eles seguiam a linha proposta pelas Universidades e Faculdades de Moda, porém apresentavam uma discordância dos processos quando a etapa da criação chegava em seu ápice, ou seja, colocar as idéias para fora. Uns trabalhavam com desenho, outros com moulage, alguns com planificação por aí ia.

 Tatiana Laschuck: criação de tecidos inteligentes com aplicações tecnológicas. O trabalho desenvolvido teve por intuito criar um tecido que se adapte ao formato do colo feminino através do calor do corpo. Ela trabalhou com engenheiros químicos, engenheiros de computação, engenharia industrial e designers gráficos. O estudo provou que a moda deve trabalhar lado a lado com outras áreas para que se tenha um entendimento global do funcionamento da moda como um todo. O resultado do estudo foi a criação de um tecido usado em bojos de sutiãs que se molda ao corpo da mulher, retraindo ou se expandindo pelo calor do corpo. O material apresentou alto valor agregado, tendo em vista o trabalho trás deste produto e está em fase de patenteamento.

 Sabrina Leaes: o trabalho de Sabrina está voltado para a comunicação de Moda e o desenvolvimento de uma metodologia de estudos em comunicação. As formas como o país vê a moda são diferentes, pois cada estado tem uma forma diferente de organização social. O trabalho buscou identificar características de cada lugar para desenvolver metodologias de criação de campanhas que comuniquem de forma mais eficiente as informações de moda.

 Thaís Neves: explorou as metodologias de criação e apresentação de projetos de moda. Ela desenvolveu seu trabalho buscando extrair o máximo dos potenciais dos softwares e equipamentos tecnológicos a fim de criar metodologias que auxiliem de forma prática a elaboração de projetos gráficos que comuniquem a moda desde a criação ao desenvolvimento do produto.

 

Mesa redonda com as mestres Anne, Paula, Thaís L., Sabirina e Thaís N.

Mesa redonda com as mestres Anne, Paula, Tatiana, Sabirina e Thaís

 

Mesa Redonda: Engenharia têxtil, design de moda e modelagem, sonhos que se transformam em forma, caminhos atuais para tecnologias futuras / Tecnologia vestível e experimentações sensórias: ações do corpo no espaço

Por: Flávio Sobra e Agda Carvalho

Palavras-chave: modelagem, tecnologias, moda, sonhos

 O professor Flávio trouxe suas experiências como designer de moda e administrador, explanando sobre a importância de conhecer muito bem o cliente para que se possa inserir na roupa a realização dos sonhos desse cliente, além da importância de conhecer os processos mercadológicos de uma produção e da logística do desenvolvimento do produto de chão de fábrica. Segundo ele, muitos estilistas apenas desenham e não sabem como aquela roupa vai se comportar no corpo do cliente, não trabalham com grades de medidas e não conhecem a finalização (acabamentos) dos produtos e isso interfere no mercado quando se joga nas lojas produtos que não satisfazem verdadeiramente as necessidades sentimentais de quem compra.

Flávio Sobra

Flávio Sobra

 Já Agda desenvolveu sua fala tendo como pano de fundo a realização de um trabalho no SENAC-SP onde leciona. Este trabalho recriou a obra de Oskar Schlemmer, o célebre Ballet Triádico da Bauhaus. Puxando este tema para a moda, Agda explanou sobre a importância de provocar sensações em quem vê uma peça de roupa; de mexer com o outro; de criar soluções de modelagem e desenvolvimento de produtos que façam com que haja sensações diferentes e novas em que vê a roupa. Ela ressaltou ainda a importância de saber como um corpo se modifica ao se movimentar no espaço como forma de garantir sucesso na criação de peças que se adaptem a anatomia humana.

 

Agda Carvalho

Agda Carvalho

 

Palestra: Inovação – liberdade criativa + gestão de resultados.

Por: Cristiano Buerger

Palavras-chaves: inovação, criatividade, resultados

 Para Cristiano, o trabalho de um estilista não pode ser engessado e focado em apenas um segmento. É necessário que ele tenha uma visão de 360° para que entenda o que é fundamental para o cliente, para a empresa e para a sociedade.

Uma administração consciente exige polivalência do setor criativo para garantir a presença do produto final em todas as áreas da moda. Seus focos devem ser: inovação, pessoas com talento e vontade, cuidado com a marca, eficiência operacional, governança corporativa, quebra de paradigmas, pensar em MUNDO.

Cristiano Bureger da Tecnoblu

Cristiano Buerger da Tecnoblu

 

Confira os releases do terceiro dia. Clique aqui.

Uma resposta para “III Simpósio Nacional Moda e Tecnologia – Rumos á Internacionalização – Segundo Dia (24/06/09)

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