Steampunks: a elegância do século 19

steampunks_01

              Roupas estilo vintage, objetos envelhecidos, eles apreciam tudo que é antigo. O steampunk surgiu no final dos anos 80 nos Estados Unidos, conquistou a Europa e começa agora a ser difundido no Brasil. Fãs dos brechós, eles se denominam retrofuturistas, ou seja, misturam passado e futuro tanto no comportamento quanto no estilo. A principal inspiração é a era vitoriana, Inglaterra do século 19. Nesta época nasceram grandes invenções: a luz elétrica, o telégrafo, o telefone, a refrigeração, e também os motores a vapor (daí o steam, que significa vapor em inglês). O termo punk, que nos lembra mau comportamento, é usado mais no sentido de transgredir. “Transgredimos a sociedade de hoje quando cultuamos também o passado”, diz o adepto Emerson Bohrer.

                   Nada de jeans ou camiseta. Os homens usam cartolas e grandes bigodes. No guarda-roupas feminino: saias rodadas, luvas de crochê, bijoux, chapéus com penas e espartilhos. Dentre os estilistas cultuados pelo grupo estão Alexander McQueen, Nicolas Ghesquière e Ralph Lauren.

steam_02

                  Na literatura, seus autores preferidos são Júlio Verne e Arthur Conan Doyle. Entre os filmes: O enigma da pirâmide, De volta para o futuro 3, O ladrão de sonhos, A máquina do tempo, O grande truque e A liga extraordinária.

                 Ser steampunk também significa gostar de bons costumes e formalidades. Um ótimo programa para eles? Festas em jardins ou um chá da tarde com bolo, bem ao estilo do século 19. Talvez os steampunks queiram nos lembrar que, mesmo com tanta tecnologia, vale a pena manter a elegância.

 

steam_04

Fonte: Manequim Online

 Por Andressa warken

3 Respostas para “Steampunks: a elegância do século 19

  1. Kelly 18/11/2009 às 9:13 PM

    Gostei da matéria. Não conhecia ainda esta…tribo urbana (?).

  2. Dayana 09/04/2010 às 10:55 PM

    magnífica matéria,parabéns^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: